O Grupo PET - Farmácia UFPR
Criação do grupo
O PET Farmácia UFPR foi implantado a partir de um projeto idealizado pelo seu primeiro tutor, Paulo Roberto Wunder, no ano de 1991, embora tenha exercido a tutoria formal do PET-Farmácia entre os anos de 1992 a 1995. O projeto previa atividades de formação voltadas na qualificação para futuros pós-graduandos. No ano de 1995, o grupo foi desativado; então, em 1996, foram definidos novos rumos para o PET Farmácia UFPR. Uma nova tutora foi indicada, e determinou-se a elaboração de uma proposta de Reestruturação do Programa, com solicitação à CAPES para sua reimplantação. A nova tutora foi Maria Suely Soares Leonart. Submetido à nova avaliação, mediante um projeto de reestruturação, o grupo foi considerado apto a continuar o trabalho. No início de 1996, foi autorizada, pela CAPES, a seleção de novos(as) bolsistas.
No princípio foi difícil para o grupo encontrar um espaço adequado para realização das atividades e, principalmente, para realização das reuniões, pois elas contam com a presença de todos os integrantes. Até chegarmos a sala que temos hoje, já utilizamos uma sala de 42m² e até mesmo um vestiário no Centro Acadêmico do curso de Farmácia.
Perspectiva atual
Em 2004, o PET ganhou uma co-tutora, a professora Nilce Nazareno da Fonte, que, no ano seguinte, se tornou a tutora oficial, e assim permaneceu por 12 anos. Foram anos de muitos projetos e trabalhos, envolvendo o crescimento em conjunto dos integrantes do PET e da graduação da Farmácia UFPR. Em agosto de 2016, quando o PET-Farmácia completava 20 anos de história, a professora Sandra Mara Woranovicz Barreira ingressou no grupo, assumindo a tutoria do grupo e auxiliando nas atividades realizadas até o ano de 2022. Neste ano, o atual tutor, professor Carlos Eduardo Rocha Garcia assumiu a posição de tutor do grupo PET-Farmácia UFPR, estando presente até o ano atual e desenvolvendo os projetos juntamente com os integrantes discentes.
O PET Farmácia UFPR conduz diversos projetos da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Estes envolvem o crescimento dos integrantes na área profissional e, principalmente, humanista, além de fortalecer a prática do trabalho em grupo. Muitos projetos, como palestras e outros eventos, envolvem a graduação; outros também envolvem a comunidade externa, com campanhas de educação em saúde e atividades de extensão em escolas e casas de repousos, mostrando que o grupo atinge muito além dos integrantes que participam diretamente do Programa de Educação Tutorial.